Bebeu água?

Bebeu água?

Todos nós sabemos o quanto e prazeroso e faz bem beber um copo de água, principalmente, nos dias de calor! A água e elemento imprescindível a vida. Ela e um importante nutriente, fluido inodoro, não compressível e responsável pelo turgor celular. Ela atua como depurador de produtos do metabolismo celular, controla a temperatura corporal, lubrifica as cartilagens, protege vários órgãos contra choque e está presente em 40 a 70% da nossa massa corporal. É importante saber que nossos músculos possuem 70% de água por peso e, a gordura apenas 10%. Os alimentos, os líquidos e o metabolismo são as três fontes que proveem água para nosso organismo enquanto que, a perda diária ocorre através da urina, da pele, vapor de água no ar expirado e nas fezes.

Estima-se que as necessidades diárias de um adulto, em ambiente termo neutro, são de aproximadamente 2,5 litros de água. Entretanto, as condições ambientais (altas temperaturas), unidade relativa e nível de atividade física vão interferir diretamente no mecanismo de transpiração e controle da temperatura corporal. A perda de água e eletrólitos, quando excessiva, afeta a tolerância ao calor e interfere no rendimento, ou seja, a desidratação faz com que nos realizemos atividades físicas num nível inferior comparado a condição de hidratação. As crianças e os idosos são as populações mais suscetíveis a desidratação, pois muitas vezes dependem do auxílio de outras pessoas para ter acesso a água.

Como você viu hidratar e importante, mas como fazê-lo? Pois bem, a ingestão de líquidos, principalmente a água, antes, durante e após a atividade e ratificada pela literatura. Entretanto, a ingestão excessiva de líquidos pode levar a chamada “intoxicação hídrica”, condição que leva a hiponatremia (baixa concentração sérica de sódio) e por conseguinte, desiquilíbrio osmótico que aumenta influxo de água para tecido cerebral e com repercussões clinicas leves (cefaleia, mal-estar, confusão…) e graves (convulsões, coma, morte).

Mas não se assuste, são condições extremas e, que são perfeitamente evitáveis. A atividade física saudável e fundamental para melhoramos nossa “reserva biológica” e assim viver melhor e com qualidade. Você deve ter em mente que nos dias quentes nossas necessidades hídricas aumentam e que, a hidratação feita de forma adequada só nos traz benefícios. Beba de 2 a 3 litros de água por dia, ao despertar e entre as refeições. Não deixe de se hidratar durante a atividade física, a ingestão de 200 ml de água a cada 15 minutos ou a cada 2 km e, exercícios realizados por períodos superiores completar com ingestão de glicose, sódio, potássio.
Faca atividade física de forma saudável e regular. Mexa-se, hidrata-se e viva melhor!

Prof. Dr. Sérgio Piedade