Profissionais da FCM e HC participam como voluntários dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Profissionais da FCM e HC participam como voluntários dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida em 2009 para ser a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. De 5 a 21 de agosto haverá 42 modalidades olímpicas sendo disputadas em 306 provas com medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e 9 mistas. Mais de 200 países membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) e cerca de 10 mil atletas são esperados para competir nos Jogos Rio 2016. Já no período de 7 a 18 de setembro, acontecerão os Jogos Paralímpicos.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos exigem uma enorme infraestrutura e logística operacional. Centenas de voluntários irão trabalhar em ambos os eventos, dentre eles, profissionais como médicos, professores e ex-alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A maioria se inscreveu há mais de um ano e já participou, na semana passada, de treinamentos e eventos testes no Rio de Janeiro.

O médico e professor Sérgio Rocha Piedade, chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, irá trabalhar como voluntário na Arena Carioca 2, onde ocorrerão as competições de judô e luta greco-romana. Já o professor e médico Gustavo Pereira Fraga, coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma e do internato médico da FCM, irá trabalhar na Arena Carioca 1 e no Parque dos Atletas, onde ocorrerão os jogos de basquetebol.

“Como ex-judoca e médico, trabalhar na mesma modalidade que atuei como atleta por 16 anos, no maior evento esportivo do planeta, é gratificante. O esporte é um laboratório que nos dá a oportunidade de transpor barreiras. Vou procurar aplicar a experiência da Olimpíada junto à Liga de Medicina do Esporte, alunos de graduação e médicos-residentes”, revelou Piedade.

“Será uma experiência única, trabalhando pelo desenvolvimento do esporte e da medicina do esporte no país, representando a nossa instituição. Como cirurgião, permanecerei em estado de alerta em caso de ocorrência de evento com múltiplas vítimas, colocando toda a nossa disciplina de sobreaviso”, disse Fraga, que mobilizou um grupo de profissionais, ex-alunos e médicos-residentes para trabalharem como voluntários na Olimpíada.

A cardiologista e médica do exercício e esporte, Cléa Colombo, irá atuar em suas áreas de especialidade na Vila Olímpica, atendendo os atletas. O ex-aluno e ex-plantonista da Unidade de Emergência Referenciada do HC, Douglas Fini, trabalhará como voluntário na Arena Carioca 2, com o judô e wrestling. A enfermeira Gláucia E. Schimidt, supervisora da Enfermaria de Emergência e Cirurgia do Trauma do HC Unicamp, irá atuar no Velódromo Olímpico do Rio.

Guilherme C. Barreiro, médico do HC e recém-aprovado em concurso docente na Disciplina de Cirurgia Plástica, foi escalado para o Estádio Aquático Olímpico e Riocentro. Já Giovanna Medina, ex-aluna e ex-residente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FCM Unicamp, que atualmente trabalha para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ficará com o Time Brasil, prestando assistência em diferentes esportes. “O departamento médico do Time Brasil/COB vem se desenvolvendo e melhorando a cada ano e está muito bem preparado para os jogos”, comentou Giovanna.

Vários docentes, alunos, residentes e funcionários também passarão pelo Rio de Janeiro para assistir os Jogos Olímpicos. Acompanhe a programação no site do evento Rio-2016.

Fonte: FCM – Unicamp