Esses quilinhos a mais…
Esses quilinhos a mais… O mundo moderno e competitivo tem influenciado nossos hábitos alimentares e, cada vez mais, nós estamos privilegiando dieta rica em gorduras, sal e, principalmente, açúcar. Embora o Brasil tenha grande diversidade agrícola, nossa população consume cada vez menos alimentos como frutas, legumes e verduras. Esta mudança de habito alimentar aliado ao sedentarismo tem repercutido negativamente na saúde do brasileiro e contribuído para que mais de 50% da nossa população esteja com sobrepeso e, 1 cada 6 pessoas sejam classificadas como obesas, condição que acomete tanto adultos como crianças. A obesidade é caracterizada como “excesso de gordura corporal não saudável que aumenta o risco de doenças (diabetes, hipertensão…) e a mortalidade prematura”. Ela e problema de saúde pública mundial pois, tem repercussões clínica, social, psicológica, e particularmente, na qualidade de vida destas pessoas. Dentro deste contexto, o esporte recreacional ou competitivo apresenta-se como atividade catalizadora, que transforma e nos inspira a ter vida saudável. Ao mesmo tempo, nos estimula e nos conscientiza da importância da alimentação rica em verduras, legumes e frutas, pois ela nos aporta nutrientes, vitaminais e minerais, importantes para nossa saúde. Praticar esporte deve ser atividade saudável e prazerosa, não importa a modalidade desde que nos faca bem! Correr, nadar…transpirar nos oferecem efeito psicológico estimulante, pois ao liberar as chamadas endorfinas (“nossos neurotransmissores do prazer”) temos a sensação de dever comprido, ou melhor, vencemos uma barreira: a inercia do sedentarismo. Como você viu esses quilinhos a mais fazem uma grande diferença na nossa saúde! Pratique uma vida saudável, alimenta-se adequadamente, faca atividade física regular e combata o sedentarismo! Prof. Dr. Sérgio Piedade
Bebeu água?
Bebeu água? Todos nós sabemos o quanto e prazeroso e faz bem beber um copo de água, principalmente, nos dias de calor! A água e elemento imprescindível a vida. Ela e um importante nutriente, fluido inodoro, não compressível e responsável pelo turgor celular. Ela atua como depurador de produtos do metabolismo celular, controla a temperatura corporal, lubrifica as cartilagens, protege vários órgãos contra choque e está presente em 40 a 70% da nossa massa corporal. É importante saber que nossos músculos possuem 70% de água por peso e, a gordura apenas 10%. Os alimentos, os líquidos e o metabolismo são as três fontes que proveem água para nosso organismo enquanto que, a perda diária ocorre através da urina, da pele, vapor de água no ar expirado e nas fezes. Estima-se que as necessidades diárias de um adulto, em ambiente termo neutro, são de aproximadamente 2,5 litros de água. Entretanto, as condições ambientais (altas temperaturas), unidade relativa e nível de atividade física vão interferir diretamente no mecanismo de transpiração e controle da temperatura corporal. A perda de água e eletrólitos, quando excessiva, afeta a tolerância ao calor e interfere no rendimento, ou seja, a desidratação faz com que nos realizemos atividades físicas num nível inferior comparado a condição de hidratação. As crianças e os idosos são as populações mais suscetíveis a desidratação, pois muitas vezes dependem do auxílio de outras pessoas para ter acesso a água. Como você viu hidratar e importante, mas como fazê-lo? Pois bem, a ingestão de líquidos, principalmente a água, antes, durante e após a atividade e ratificada pela literatura. Entretanto, a ingestão excessiva de líquidos pode levar a chamada “intoxicação hídrica”, condição que leva a hiponatremia (baixa concentração sérica de sódio) e por conseguinte, desiquilíbrio osmótico que aumenta influxo de água para tecido cerebral e com repercussões clinicas leves (cefaleia, mal-estar, confusão…) e graves (convulsões, coma, morte). Mas não se assuste, são condições extremas e, que são perfeitamente evitáveis. A atividade física saudável e fundamental para melhoramos nossa “reserva biológica” e assim viver melhor e com qualidade. Você deve ter em mente que nos dias quentes nossas necessidades hídricas aumentam e que, a hidratação feita de forma adequada só nos traz benefícios. Beba de 2 a 3 litros de água por dia, ao despertar e entre as refeições. Não deixe de se hidratar durante a atividade física, a ingestão de 200 ml de água a cada 15 minutos ou a cada 2 km e, exercícios realizados por períodos superiores completar com ingestão de glicose, sódio, potássio. Faca atividade física de forma saudável e regular. Mexa-se, hidrata-se e viva melhor! Prof. Dr. Sérgio Piedade
Alongar é Preciso
Alongar é Preciso A copa do mundo, os Jogos Olímpicos são eventos mundiais que despertam o interesse de todos nós e, ao mesmo tempo, estimula crianças, jovens, adultos e idosos a praticar exercícios. A importância da atividade física regular é altamente reconhecida, pois, ela tem efeitos benéficos nos sistemas cardiovascular, imunológico, musculoesquelético e assim, melhoram a qualidade de vida das pessoas. Dentro deste contexto, atividade física e os exercícios de alongamento estão sempre interligados! Mas, alongar e realmente necessário? Sim, ele e importante pois diminui a rigidez tecidual, melhora a amplitude articular e talvez possa interferir positivamente na prevenção de lesões. O American College of Sports Medicine recomenda esta atividade e salienta ser essencial aos praticantes de atividade física regular. Fisiologicamente, os tecidos biológicos quando submetidos ao alongamento apresentam diminuição progressiva na resistência a tração, até que se atinge um platô e, consequentemente, o equilíbrio funcional do tecido, chamado relaxamento de força. E qual o melhor momento para fazermos o alongamento? Antes ou após atividade física? Pois bem, na pratica ambas as possibilidades estão corretas. Entretanto, vale ressaltar que se alongarmos muito antes da atividade, vamos estar muito relaxados e isso pode eventualmente, interferir no nosso desempenho esportivo. Assim, antes de iniciar uma atividade física, realize um aquecimento, aumentando gradativamente a intensidade. O aquecimento deve durar entre 10 a 15 minutos, pois ele permite que o aporte sanguíneo seja direcionado para os músculos e seguimentos anatômicos que serão utilizados durante a atividade, contribuindo para melhor desempenho muscular. Os exercícios de alongamento são atividades realizadas dentro do limite fisiológico do tecido, de forma suave e gradativa. O tempo e a forma que realizamos o alongamento também interferem na resposta tecidual, ou seja, na efetividade do alongamento. Ele e particularmente interessante ao final da atividade física pois, contribui para o equilíbrio do sistema musculoesquelético. Na pratica clínica, o alongamento e, na maioria das vezes, realizado de forma empírica, ou seja, “alongar até o ponto de tensão sem dor”. Por outro lado, estudos em laboratório tem sugerido que manter o músculo alongado durante 30 segundos parece ser mais adequado e tempo superior não seriam necessários. Assim, embora a melhor maneira para realizar o alongamento ainda não tenha sido estabelecida, vale ressaltar que alongar e preciso e, nossos músculos e articulações agradecem! Prof. Dr. Sérgio Piedade
Entrevista para o portal R7 explicando sobre a lesão de Neymar
Prof. Dr. Sérgio Rocha Piedade da entrevista ao Portal R7 explicando sobre a Lesão que o Jogador Neymar sofreu. Ainda não se sabe a relação entre a torção do tornozelo e a fissura no pé, os mecanismos de lesão da torção e da fratura são, na prática, muito próximos. A carga da torção do tornozelo pode repercutir no pé. “A avaliação do entorse inclui não somente a articulação do tornozelo, mas os ossos do pé também”, explica. O objetivo da cirurgia é para o retorno mais precoce do atleta às atividades esportivas, principalmente às vésperas de um grande evento esportivo, como a Copa 2018. Leia a reportagem completa: https://noticias.r7.com/saude/lesao-de-neymar-e-provocada-por-esforco-repetitivo-diz-especialista-27022018
Prof. Dr. Sérgio Piedade participa da seção Equilíbrio e Saúde do Jornal Folha de São Paulo
Prof. Dr. Sergio esclarece duvida de Leitor da Folha de São Paulo na seção Equilíbrio e Saúde. Link do Jornal: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/12/1946999-voltei-para-a-musculacao-e-meu-joelho-parece-frouxo-e-normal.shtml
Grande Sucesso da Jornada Lyonesa em Campinas
Grande Sucesso da Jornada Lyonesa em Campinas A 7° Jornada Lyonesa no Brasil realizada em Campinas entre os dias 25 e 27 de agosto de 2016, contou com mais de 500 inscritos e com os mais renomados cirurgiões de Lyon e do Brasil. Abordando o tema Joelho Degenerativo no Jovem, a organização realizada sob a responsabilidade da Associação Lyonesa de Cirurgia do Joelho no Brasil, presidida por Guilherme Zuppi. A comissão local contou com Wilson Mello na presidência e Dr. José Francisco Nunes e Dr. Sérgio Piedade na elaboração do programa científico. Fonte: http://sbcj.org.br/jornais/SBCJ-2016-N18/index.html#/11
Revista SBOT-SP Ed. 21 – novembro 2016
Revista SBOT-SP Ed. 21 – novembro 2016 Neste mês de novembro na Revista SBOT-SP o Prof. Dr. Sérgio Rocha Piedade explana sobre: – Atualização Cientifica: “A importância do Exame Físico Pré-operatório na Artroplastia total do Joelho”; -Rio 2016: a paixão pelo Esporte; -Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unicamp. Confira a Revista SBOT-SP ed.21/2016
Dr. Sérgio Piedade fala sobre praticar esporte durante o verão
Confira a entrevista do Prof. Dr. Sérgio Piedade Médico responsavel pelo Vista Saude fez para o site da Faculdade de Ciencias Médicas da UNICAMP http://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/especialista-da-fcm-esclarece-duvidas-sobre-atividades-fisicas-e-esportivas-durante-o-verao
Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unicamp completa 50 anos
Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unicamp Nesta ano de 2017, o Departamento de Ortopedia e Traumatologia completa 50 anos, as comemorações aconteceram no mês de maio. O atual chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Sérgio Rocha Piedade, antecipou um pouco da história que começou em 1967, na Santa Casa de Misericórdia de Campinas. leia a reportagem: http://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/em-2017-departamento-de-ortopedia-e-traumatologia-da-unicamp-completara-50-anos
Evento Organizado pela SBOT-SP
Evento Organizado pela SBOT-SP reuniu mais de 200 residentes em Ortopedia e Traumatologia O 18° Encontro de Residentes em Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo aconteceu nos dias 03 e 04 de fevereiro, no centro de convenções do Aché Laboratórios, em Guarulhos, SP. O Prof. Dr. Sérgio Rocha Piedade foi o coordenador do modulo – Patologias do Joelho. Na foto: Organizadores do Encontro e diretores da SBOT-SP Leia a reportagem completa no site da SBOT-SP: http://www.sbotsp.org.br/evento-reuniu-mais-de-200-residentes-em-ortopedia-e-traumatologia/