Entrevista na Radio Universitaria FM 107,5
Entrevista com o Prof. Dr. Sérgio Piedade na Radio Universitaria FM 107,5 O jornalista Marcio Alvarenda do Programa Trocando em Miudos da Radio Universitaria FM 107,5 entrevista o Dr. Sérgio sobre o tema sera sobre a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho. Escute a Radio Universitaria FM ao vivo pelo link abaixo: http://www.universitariafm.ufu.br/sites/universitariafm.ufu.br/files/player/index.html Conheça o site do Programa Trocando em Miudos do Jornalista Marcio Alvarenga. http://www.programatrocandoemmiudos.com.br/pt-br/inicio
Entrevista para o site: Eu Atleta
Confira a entrevista que o Prof. Dr. Sérgio Piedade concedeu ao site Eu Atleta, do portal do G1, globo.com A entrevista aborda o tema: ” Infiltração com ácido hialurônico trata dor de joelho e quadril?” Quando o especialista sugere a infiltração com ácido hialurônico, esse tratamento não deve ser isolado, deve estar associado a uma reabilitação fisioterápica – esclarece o médico ortopedista Sérgio Rocha Piedade. leia a entrevista na integra na pagina do G1: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/guia/2023/03/21/c-infiltracao-com-acido-hialuronico-trata-dor-de-joelho-e-quadril.ghtml
Esses quilinhos a mais…
Esses quilinhos a mais… O mundo moderno e competitivo tem influenciado nossos hábitos alimentares e, cada vez mais, nós estamos privilegiando dieta rica em gorduras, sal e, principalmente, açúcar. Embora o Brasil tenha grande diversidade agrícola, nossa população consume cada vez menos alimentos como frutas, legumes e verduras. Esta mudança de habito alimentar aliado ao sedentarismo tem repercutido negativamente na saúde do brasileiro e contribuído para que mais de 50% da nossa população esteja com sobrepeso e, 1 cada 6 pessoas sejam classificadas como obesas, condição que acomete tanto adultos como crianças. A obesidade é caracterizada como “excesso de gordura corporal não saudável que aumenta o risco de doenças (diabetes, hipertensão…) e a mortalidade prematura”. Ela e problema de saúde pública mundial pois, tem repercussões clínica, social, psicológica, e particularmente, na qualidade de vida destas pessoas. Dentro deste contexto, o esporte recreacional ou competitivo apresenta-se como atividade catalizadora, que transforma e nos inspira a ter vida saudável. Ao mesmo tempo, nos estimula e nos conscientiza da importância da alimentação rica em verduras, legumes e frutas, pois ela nos aporta nutrientes, vitaminais e minerais, importantes para nossa saúde. Praticar esporte deve ser atividade saudável e prazerosa, não importa a modalidade desde que nos faca bem! Correr, nadar…transpirar nos oferecem efeito psicológico estimulante, pois ao liberar as chamadas endorfinas (“nossos neurotransmissores do prazer”) temos a sensação de dever comprido, ou melhor, vencemos uma barreira: a inercia do sedentarismo. Como você viu esses quilinhos a mais fazem uma grande diferença na nossa saúde! Pratique uma vida saudável, alimenta-se adequadamente, faca atividade física regular e combata o sedentarismo! Prof. Dr. Sérgio Piedade
Bebeu água?
Bebeu água? Todos nós sabemos o quanto e prazeroso e faz bem beber um copo de água, principalmente, nos dias de calor! A água e elemento imprescindível a vida. Ela e um importante nutriente, fluido inodoro, não compressível e responsável pelo turgor celular. Ela atua como depurador de produtos do metabolismo celular, controla a temperatura corporal, lubrifica as cartilagens, protege vários órgãos contra choque e está presente em 40 a 70% da nossa massa corporal. É importante saber que nossos músculos possuem 70% de água por peso e, a gordura apenas 10%. Os alimentos, os líquidos e o metabolismo são as três fontes que proveem água para nosso organismo enquanto que, a perda diária ocorre através da urina, da pele, vapor de água no ar expirado e nas fezes. Estima-se que as necessidades diárias de um adulto, em ambiente termo neutro, são de aproximadamente 2,5 litros de água. Entretanto, as condições ambientais (altas temperaturas), unidade relativa e nível de atividade física vão interferir diretamente no mecanismo de transpiração e controle da temperatura corporal. A perda de água e eletrólitos, quando excessiva, afeta a tolerância ao calor e interfere no rendimento, ou seja, a desidratação faz com que nos realizemos atividades físicas num nível inferior comparado a condição de hidratação. As crianças e os idosos são as populações mais suscetíveis a desidratação, pois muitas vezes dependem do auxílio de outras pessoas para ter acesso a água. Como você viu hidratar e importante, mas como fazê-lo? Pois bem, a ingestão de líquidos, principalmente a água, antes, durante e após a atividade e ratificada pela literatura. Entretanto, a ingestão excessiva de líquidos pode levar a chamada “intoxicação hídrica”, condição que leva a hiponatremia (baixa concentração sérica de sódio) e por conseguinte, desiquilíbrio osmótico que aumenta influxo de água para tecido cerebral e com repercussões clinicas leves (cefaleia, mal-estar, confusão…) e graves (convulsões, coma, morte). Mas não se assuste, são condições extremas e, que são perfeitamente evitáveis. A atividade física saudável e fundamental para melhoramos nossa “reserva biológica” e assim viver melhor e com qualidade. Você deve ter em mente que nos dias quentes nossas necessidades hídricas aumentam e que, a hidratação feita de forma adequada só nos traz benefícios. Beba de 2 a 3 litros de água por dia, ao despertar e entre as refeições. Não deixe de se hidratar durante a atividade física, a ingestão de 200 ml de água a cada 15 minutos ou a cada 2 km e, exercícios realizados por períodos superiores completar com ingestão de glicose, sódio, potássio. Faca atividade física de forma saudável e regular. Mexa-se, hidrata-se e viva melhor! Prof. Dr. Sérgio Piedade
Alongar é Preciso
Alongar é Preciso A copa do mundo, os Jogos Olímpicos são eventos mundiais que despertam o interesse de todos nós e, ao mesmo tempo, estimula crianças, jovens, adultos e idosos a praticar exercícios. A importância da atividade física regular é altamente reconhecida, pois, ela tem efeitos benéficos nos sistemas cardiovascular, imunológico, musculoesquelético e assim, melhoram a qualidade de vida das pessoas. Dentro deste contexto, atividade física e os exercícios de alongamento estão sempre interligados! Mas, alongar e realmente necessário? Sim, ele e importante pois diminui a rigidez tecidual, melhora a amplitude articular e talvez possa interferir positivamente na prevenção de lesões. O American College of Sports Medicine recomenda esta atividade e salienta ser essencial aos praticantes de atividade física regular. Fisiologicamente, os tecidos biológicos quando submetidos ao alongamento apresentam diminuição progressiva na resistência a tração, até que se atinge um platô e, consequentemente, o equilíbrio funcional do tecido, chamado relaxamento de força. E qual o melhor momento para fazermos o alongamento? Antes ou após atividade física? Pois bem, na pratica ambas as possibilidades estão corretas. Entretanto, vale ressaltar que se alongarmos muito antes da atividade, vamos estar muito relaxados e isso pode eventualmente, interferir no nosso desempenho esportivo. Assim, antes de iniciar uma atividade física, realize um aquecimento, aumentando gradativamente a intensidade. O aquecimento deve durar entre 10 a 15 minutos, pois ele permite que o aporte sanguíneo seja direcionado para os músculos e seguimentos anatômicos que serão utilizados durante a atividade, contribuindo para melhor desempenho muscular. Os exercícios de alongamento são atividades realizadas dentro do limite fisiológico do tecido, de forma suave e gradativa. O tempo e a forma que realizamos o alongamento também interferem na resposta tecidual, ou seja, na efetividade do alongamento. Ele e particularmente interessante ao final da atividade física pois, contribui para o equilíbrio do sistema musculoesquelético. Na pratica clínica, o alongamento e, na maioria das vezes, realizado de forma empírica, ou seja, “alongar até o ponto de tensão sem dor”. Por outro lado, estudos em laboratório tem sugerido que manter o músculo alongado durante 30 segundos parece ser mais adequado e tempo superior não seriam necessários. Assim, embora a melhor maneira para realizar o alongamento ainda não tenha sido estabelecida, vale ressaltar que alongar e preciso e, nossos músculos e articulações agradecem! Prof. Dr. Sérgio Piedade
Presidente SBOT/SP 2023
Sérgio Rocha Piedade assumiu a presidência da SBOT-SP desde janeiro de 2023. Nesta entrevista o Dr. Sérgio conta sua sobre formação, a carreira academica e toda a sua carreira dentro da SBOT, regional de São Paulo. “Agradeço a confiança em mim depositada pelos colegas ortopedistas e falo que assumir a presidência da SBOT-SP é uma grande honra e enorme responsabilidade, pois a FCM/Unicamp teve na sua história apenas o professor Gottfried Köberle como presidente da SBOT-SP, entre os anos de 1997 e 1998”. Sua participação na regional intensificou-se em 2015, quando exerceu a chefia do DOT/Unicamp. Em 2016, teve a oportunidade de fazer parte da organização do 27º COTESP, realizado em Ribeirão Preto, quando trouxe os palestrantes Roger Badet e Michel Bo-nin, renomados especialistas em Cirurgia do Joelho, da Escola Lyonesa. No final do mesmo ano, Roberto Dantas Queiroz convidou-o para integrar a chapa da diretoria da SBOT-SP de 2017. Nesse momento que se tornou membro efetivo da diretoria. “Realizamos alguns eventos abordando o Trauma Esportivo no Programa de Educação Continuada (PEC) em Campinas, mas o que me proporcionou enorme satisfação foi desenvolver e concretizar o projeto Referências da Ortopedia Paulista, uma série de entrevistas com os professores Flávio Faloppa, Patrícia Fucs, Olavo Pires de Camargo, Moisés Cohen, José Soares Hungria Neto e Gilberto Camanho. São colegas com relevantes contribuições para a Ortopedia e a Traumatologia no cenário esta-dual, nacional e internacional e que ajudaram a construir a história da Ortopedia no estado de São Paulo”, conta Sérgio Piedade. Em 2022, presidiu o 29º COTESP, após dois anos sem even-tos presenciais devido à pandemia da COVID-19. “Aqui pre-ciso deixar o meu agradecimento especial a Roberto Ikemo-to, presidente da SBOT-SP em 2022, e a toda a sua diretoria, por me proporcionarem a oportunidade de realizar esse grande evento científico e acadêmico da SBOT-SP”. Projetos para 2023 Para o ano de 2023, a diretoria está programando diversos projetos que aproximarão os ortopedistas paulistas da regional. “Com uma participação assídua na diretoria nesses últimos cinco anos, passando por diversos cargos, pude ter um melhor conhecimento da estrutura e organização da SBOT-SP e isso foi fundamental para poder ofertar no-vas atividades aos nossos ortopedistas”, explica Piedade. Dentre os projetos, ele destaca: Fortalecer e implementar medidas para uma maior participação de colegas do interior do estado; As ações de treinamento dos residentes em Ortope-dia e Traumatologia serão contínuas durante o ano de 2023; As secionais terão papel importante na realização de reuniões científicas com foco no residente, mas tam-bém para os colegas que desejam reciclar e aprimorar seus conhecimentos na Ortopedia e Traumatologia; Estreitar laços e criar eventos conjuntos com outras sociedades de especialidade como SBCJ, SBRATE, SBCC, Sociedade do Pé e Tornozelo, SBCQ, SBCC, entre outras; Reuniões científicas com ex-presidentes da SBOT-SP. O presidente da SBOT/SP, o Prof. Sérgio Piedade, conta com o apoio da Diretoria, durante sua gestão neste ano de 2023. Presidente: Sérgio Rocha Piedade Vice-presidente: Marcelo Ubirajara Carneiro 1° Secretário: Carlos Henrique Fernandes 2° Secretário: Jorge Rafael Durigan 1° Tesoureiro: Rafael Trevisan Ortiz 2° Tesoureiro: Marcelo Schimidt Navarro Leia a jornal da SBOT na integra: https://sbot.org.br/a-sbot/jornal-da-sbot/ Clique aqui para ir ao Canal do YouTube da Clinica Vista Saude
Técnica INLAY
Capitulo escrito pelo Prof. Dr. Sérgio Rocha Piedade e publicado no livro “Cirurgia do Joelho”. Este capitulo descreve sobre a técnica cirurgica para a Reconstrução do Ligamento Cruzado Posterior: “Técnica Inlay”.
Prof. Dr. Sérgio Piedade realiza a 5ª participação em Jornadas Lyonesas no exterior
O Prof. Dr. Sérgio Rocha Piedade fez a sua 5ª participação em Jornadas Lyonesas realizadas no exterior sendo duas em Lyon e 3 no Marrocos: “Posso dizer que é sempre uma grande satisfação, pois é uma oportunidade especial para compartilharmos conhecimento, aprender e discutir estratégias para aprimorar o tratamento das lesões do joelho”, relata o Dr. Piedade. Neste evento, o Prof. Dr. Sérgio Rocha Piedade participou de mesa redonda de discussão e proferiu palestra sobre a técnica cirúrgica de abordagem lateral do joelho e osteotomia da tuberosidade tibial na artroplastia total do joelho com o tema “Focus on the lateral approach and tibial tubercle osteotomy”. “ Em 2022, a Escola Lyonesa de Cirurgia do Joelho celebra seu Jubileu de 50 anos. Ao longo destes 50 anos de história, a Escola Lyonesa de Cirurgia de Joelho tem formado grandes referencias mundiais na área de cirurgia do joelho, particularmente no tratamento das patologias degenerativas e lesões do esporte. E para celebrar este Jubileu de 50 anos, foi realizado no Centre du Congrès de Lyon, nos dias 22 a 24 de setembro de 2022 a 20ª edição da Journeés Lyonnaises de Chirurgie du Genou. Esta 20ª Jornada reuniu cirurgiões ortopedistas, médicos do esporte, e profissionais da saúde de diversas partes do mundo, representantes do continente europeu – França, Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Reino Unido, Suíça; Emirados Árabes, Estados Unidos, Australia, Brasil. Vale lembrar que o Brasil foi a nação convidada para este evento e contou 4 palestrantes: Sergio Rocha Piedade, Wilson Mello, Victor de Pádua, Fernando Pozzi. E para finalizar, o Prof. Dr. Sérgio Rocha Piedade relembra: “Minha trajetória acadêmica e profissional foi e continua a ser desenvolvida com a Escola Lyonesa de Cirurgia do joelho. Há mais de 20 anos, nós mantemos laços acadêmicos e científicos com os colegas franceses e isto tem contribuído diretamente no desenvolvimento conjunto de pesquisas que geram artigos científicos e livros na área de cirurgia do joelho, particularmente a área do esporte e degenerativa.” Confira alguns momentos da jornada: Assista um trecho da apresentação do Prof. Dr. Sérgio Piedade na Jornada Lyonesa Clique aqui para ir ao Canal do YouTube da Clinica Vista Saude
Ortopedia brasileira é destaque na Jornada de Cirurgia de Joelho na França
O site da faculdade de Ciencias Médicas da UNICAMP da destaque para o Prof. Dr. Sérgio Rocha Piedade, docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia (DORT) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que esteve em Lyon, na França, no período de 22 a 24 de setembro, participando como conferencista e debatedor da Jornada de Cirurgia de Joelho, evento de referência mundial. Veja a reportagem completa no site da UNICAMP: https://www.fcm.unicamp.br/imprensa/publicacoes/view/ortopedia-brasileira-e-destaque-na-jornada-de-cirurgia-de-joelho-na-franca/14857 Clique aqui para ir ao Canal do YouTube da Clinica Vista Saude
Sedentarismo
Neste video da série Dicas de Saúde, elaborado pela SMCC – Sociedade de Medicina e CIrurgia de Campinas, o Prof. Dr. Sérgio Rocha Piedade, fala sobre como abandonar o sedentarismo.